ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO
LENTES DE CONTATO são um aparato médico. Para adaptar as suas, marque um exame com um de nossos oftalmologistas. É a melhor maneira para descobrir se você pode usar lentes. Ao consultar um médico especialista, você vai receber orientações específicas de cuidado, além de determinar que tipo de lente é mais útil e confortável para o seu caso.
COMPARE LENTES RÍGIDAS E GELATINOSAS
A tecnologia das lentes de contato avança dia-a-dia. Mas elas podem ser separadas em duas categorias básicas: lentes gelatinosas e rígidas gás permeáveis
- LENTES GELATINOSAS são mais flexíveis, frágeis e as mais confortáveis. Algumas chegam a durar um único dia, enquanto outras servem por meses a fio.
- LENTES RÍGIDAS GÁS PERMEÁVEIS têm uma estrutura mais resistente e duram mais tempo, chegando a ser úteis por anos. Podem ser mais desconfortáveis e o tempo de adaptação é mais longo, mas costumam deixar a vista mais clara.
- Se quiser ter a vista mais clara possível ou tiver necessidades específicas, pergunte ao oftalmologista se pode usar LENTES RÍGIDAS. Muitos pacientes optam por sacrificar um pouco da qualidade da vista pelo conforto e conveniência das LENTES GELATINOSAS.
- Você pode experimentar opções variadas até encontrar a que mais combina com o seu estilo. Nesse processo, peça orientação ao seu oftalmologista.
- Há outros tipos de lentes, como as LENTES SEMIRRÍGIDAS (são rígidas, mas têm pontos gelatinosos nas bordas).
SIGA À RISCA AS ORIENTAÇÕES DO OFTALMOLOGISTA
Quando encontrar as LENTES DE CONTATO que mais funcionam para seu caso, seja obediente às instruções do médico e da própria marca dos produtos para passar tranquilamente pelo período de adaptação.
- Você pode ter de marcar consultas de acompanhamento, nas quais o oftalmologista possa verificar se seus olhos estão se ajustando às LENTES DE CONTATO. Se quiser, marque também outros exames regulares.
- As dicas de cuidado e limpeza deste artigo se aplicam à maioria das LENTES DE CONTATO. Mesmo assim, siga à risca as instruções do oftalmologista e do fabricante das lentes.
ATENÇÃO AOS PROBLEMAS COMUNS DA ADAPTAÇÃO
Algumas pessoas de sorte se adaptam às lentes em menos de um dia, enquanto muitas precisam de algumas semanas para se acostumar.
- De modo geral, os olhos precisam se acostumar à presença e ao contato de objetos externos. Durante esse período de adaptação, eles podem ficar irritadiços, lacrimejantes e sensíveis à luz e você pode piscar compulsivamente e até ficar com a visão turva.
- Você pode ainda desenvolver a síndrome dos olhos secos, problemas nas córneas (arranhões, infecções ou inchaço), reações alérgicas (geralmente, causadas pela solução de limpeza), depósitos de resíduos desconfortáveis nas LENTES DE CONTATO ou inflamação nos olhos ou nas pálpebras. Tenha paciência e limpe bem os acessórios para evitar essas situações – e sempre consulte seu oftalmologista.
- Se as LENTES DE CONTATO continuarem dando problemas, consulte o médico e tente experimentar outra marca. Cada fabricante usa materiais e tecnologias diferentes no processo de fabricação das LENTES DE CONTATO, e trocar o acessório pode ser a solução.
- Algumas poucas pessoas não conseguem usar LENTES DE CONTATO de modo seguro ou confortável, pois têm olhos muito sensíveis ou outros problemas. Quem se expõe muito à poeira e a gases químicos tem facilidade para desenvolver infecções oculares, reações alérgicas sérias ou problemas na produção de lágrimas ou é incapaz (ou não está disposto) de cuidar das lentes pode não se dar bem com elas.
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.