A AMBLIOPIA é muitas vezes chamada de OLHO PREGUIÇOSO e sim, tem tratamento, especialmente se for diagnosticada precocemente em uma consulta oftalmológica de rotina.
AMBLIOPIA é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos causada pela falta da estimulação visual adequada durante a infância. Se a visão com um dos olhos da criança é muito melhor do que com o outro, o cérebro da criança “esquece” aquele olho e enxerga somente com o olho bom.
Nesse caso, se a AMBLIOPIA não for tratada precoce e adequadamente ela pode causar a redução permanente do olho ruim, pois o cérebro não consegue mais reconhecer as imagens captadas pelo “olho preguiçoso”.
A AMBLIOPIA é comum?
Sim, AMBLIOPIA é a causa mais comum de perda visual tanto em crianças, como em adultos jovens. Por isso, temos que detectá-la e tratá-la o mais rápido possível.
O que causa a AMBLIOPIA?
AMBLIOPIA pode ser causada por:
- Estrabismo (olhos desviados);
- Diferença de grau entre os olhos;
- Graus altos nos dois olhos;
- Alguma doença ocular que impeça o desenvolvimento normal da visão.
Óculos ajudam?
Sim, quando o exame detecta que a criança apresenta grau, o uso dos óculos terá papel importante no tratamento. Na maioria dos casos, entretanto, tratamento complementar além dos óculos deve ser necessário.
Para que serve o tampão?
A criança que tem AMBLIOPIA usa o olho bom e deixa de lado o outro olho, ou seja, um dos olhos não é estimulado e assim não aprende a enxergar. A oclusão do olho bom usando o tampão estimula o desenvolvimento visual do olho preguiçoso e assim melhora a visão. O tratamento com tampão funciona muito bem na maioria das crianças se for iniciado precocemente.
Colírio é usado para tratar AMBLIOPIA?
Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. O oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança.
Cirurgia corrige a AMBLIOPIA?
Não há cirurgia para AMBLIOPIA. Cirurgia é realizada para alinhar os olhos ou para tratar doenças associadas à AMBLIOPIA.
Como saber se a criança tem AMBLIOPIA?
Algumas crianças podem manifestar sinais que despertam a atenção dos pais, como desviar os olhos ou colocar os objetos muito próximos para ver melhor.
Por outro lado, algumas crianças que apresentam AMBLIOPIA não chamam a atenção dos pais ou do pediatra pois têm os olhos alinhados e aparentam enxergar bem. Isso acontece principalmente nos casos em que só um dos olhos precisa de grau, e a criança manifesta comportamento visual normal às custas do olho bom.
O exame ocular é importante para que casos de AMBLIOPIA não passem despercebidos durante o desenvolvimento visual infantil.