Conhecido popularmente como “vesgueira”, o ESTRABISMO é uma doença que afeta a função dos músculos oculares.
Alguns bebês apresentam um desvio nos olhos, mas a condição regride e aos poucos eles vão se alinhando. Quando isso não ocorre, vários tratamentos podem ser tentados, entre eles a CIRURGIA DE ESTRABISMO.
Vamos entender quando o procedimento cirúrgico é indicado?
Quando o ESTRABISMO surge no nascimento a principal causa são problemas genéticos. Quando a doença aparece no decorrer dos anos, os fatores podem ser:
- Diabetes;
- Doenças neurológicas;
- Traumatismos na cabeça;
- Grau elevado de hipermetropia.
Crianças mais velhas e adultos com ESTRABISMO também apresentam DIPLOPIA, também conhecida como VISÃO DUPLA, que faz com que a pessoa enxergue os objetos em dobro.
Crianças menores não têm diplopia porque o cérebro “desliga” o olho desviado para evitar a visão dupla. Isso, no entanto, impede que essa visão se desenvolva corretamente, causando a AMBLIOPIA, conhecida como “OLHO PREGUIÇOSO”.
Quando o ESTRABISMO não regride espontaneamente nos primeiros meses de vida, nós utilizamos os óculos, lentes corretivas e tampões. Mas há casos em que a CIRURGIA DE ESTRABISMO é recomendada.
O que é e como funciona a CIRURGIA DE ESTRABISMO?
A CIRURGIA DE ESTRABISMO é indicada em casos em que sabidamente o tratamento clínico (óculos e tampão) não funciona ou naqueles em o tratamento clínico melhora o desvio, mas não de maneira satisfatória.
O procedimento é realizado nos músculos extraoculares e o cirurgião Oftalmologista realiza uma pequena incisão para chegar até eles. Tudo é feito no tecido que cobre o olho e em momento algum o globo ocular é atingido ou retirado.
Durante a CIRURGIA DE ESTRABISMO, os músculos dos olhos são afrouxados ou apertados, dependendo de cada caso. Com isso, os olhos são reposicionados e o estrabismo é corrigido. Em alguns casos, mesmo após a cirurgia, ainda pode ser necessário o uso de óculos ou tampão.
Como é a recuperação da CIRURGIA DE ESTRABISMO?
Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a intervenção é rápida (podendo variar de 30 minutos a cerca de 01h30) e não necessita de internação (o procedimento é feito sob o regime de hospital-dia, ou seja, o paciente é operado e volta para casa no mesmo dia).
A recuperação é relativamente rápida – variando, claro, de pessoa para pessoa – e é preciso interromper as atividades do dia a dia por pouco tempo. O resultado final da CIRURGIA DE ESTRABISMO pode ser observado depois de aproximadamente 6 semanas. Além disso, é necessário o uso de colírio no pós-operatório, prescrito pelo médico Oftalmologista.
Ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas. Atendemos uma ampla rede de convênios.