Aqui na Oftalmocastro nós escutamos essa pergunta muitas vezes. Isso porque os pequenos nem sempre expressam exatamente o que sentem, dificultando o diagnóstico e a percepção pelos pais de que eles estão com dificuldades para enxergar. Mas há alguns sinais que podem ajudar os responsáveis a identificar que a criança está com problemas de visão. São eles:
Dores de Cabeça Frequentes
Elas aparecem após atividades que exigem maior capacidade de foco e concentração – após um dia de aula ou longo período de brincadeiras em ambiente fechado.
Muita proximidade da TV, Videogame ou Tablet
Se seu filho precisa de óculos, ele vai tentar ficar cada vez mais perto dos eletrônicos, ficará apertando os olhos para focalizar o objeto ou a leitura e também pode coçá-los com frequência para ajustar a visão.
Andar de cabeça baixa, tropeçar e cair com frequência
Crianças que têm estrabismo ou hipermetropia começam a andar de cabeça baixa. A atitude chega a ser instintiva, na intenção de visualizar melhor o caminho e prevenir quedas. Se notar este comportamento, busque um oftalmologista.
Coçar os olhos ou lacrimejar com frequência
Outro sinal de problemas refrativos é o ato de coçar os olhos com frequência, que pode vir ou não acompanhado de lacrimejamento. Caso a criança já tenha alguma predisposição para o ceratocone, o processo de manifestação dessa condição pode ser acelerado.
Sensibilidade à luz
A sensibilidade à luz pode estar relacionada a um tipo de estrabismo. É preciso investigar a fotossensibilidade como um sintoma dentre muitos e associar quais são as outras queixas da criança.
Se notar algum desses comportamentos em seu filho, procure um oftalmologista para confirmar sua condição visual. É ele quem irá fazer o diagnóstico e receitar ou não as lentes corretivas. O uso dos óculos corrigirá o problema oftalmológico e a criança não irá mais demonstrar os sintomas.
Ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO – Instituto de Olhos e marque a consulta do seu filho com um de nossos oftalmologistas!