O Implante de STENTS para Glaucoma ou Cirurgia Minimamente Invasiva (MIGS) com STENTS representa uma revolução no tratamento da doença.
O Glaucoma é controlado principalmente com colírios sob prescrição. Se a doença passa a progredir ou se o paciente deixa de responder ao tratamento com os colírios, indica-se uma solução cirúrgica.
Com o avanço tecnológico, surgiu a Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (MIGS) com STENTS. Uma técnica menos invasiva, que melhorou o perfil de segurança para a Cirurgia de Glaucoma, abriu mais opções cirúrgicas para pacientes interessados em um tratamento eficaz e eles passaram a não depender unicamente do uso contínuo de medicamentos prescritos.
Indicação do Implante de STENTS para Glaucoma
A Cirurgia de Glaucoma com micro implantes é indicada para pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto leve a moderado ou em associação com a Cirurgia de Catarata em pacientes que necessitam de uma redução da pressão intraocular (PIO). O dispositivo também pode ser implantado em pacientes que continuam a apresentar pressão intraocular elevada após o tratamento com medicação para o glaucoma e cirurgia convencional do glaucoma.
O iStent ®
O iStent ® é um implante minúsculo, aprovado pelo FDA e pela ANVISA. É o menor dispositivo médico conhecido no mundo a ser implantado no corpo humano. É composto por dois pequenos STENTS projetados para restaurar a capacidade natural de seu olho em drenar o líquido para fora do olho, reduzindo a pressão intraocular. O iStent ® pode reduzir efetivamente a pressão intraocular (PIO), um dos fatores de risco mais importantes do glaucoma, e pode reduzir também sua dependência de medicamentos para glaucoma, a critério do oftalmologista.
Como funciona o iStent ® ?
Ele ajuda a controlar o aumento da pressão intraocular associada ao glaucoma. O implante cria um desvio (by-pass) entre a parte frontal do seu olho e a via natural de drenagem para aumentar a saída do líquido, chamado de humor aquoso.
Como é realizada a cirurgia para o implante dos STENTS?
O implante dos STENTS é realizado de forma isolada ou associado à Cirurgia de Catarata. Trata-se de um procedimento ambulatorial, rápido e realizado sob anestesia local, isso significa que você poderá voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Após o procedimento, você provavelmente receberá a prescrição de um colírio antibiótico e anti-inflamatório para uso.
Como é a recuperação?
O tempo de recuperação é normalmente rápido, mas seu médico oftalmologista poderá recomendar alguns dias de afastamento do trabalho. Você também deve evitar atividades que exijam esforço, como esportes, levantar objetos pesados ou realizar qualquer movimento brusco que possa aumentar sua pressão ocular.
Qual a melhor maneira de se proteger?
A melhor maneira de se proteger é realizar pelo menos uma consulta oftalmológica por ano, que inclui a aferição da pressão intraocular e exame de fundo de olho. Quanto antes você identificar o glaucoma, maiores as chances de manter a sua saúde ocular, realizando os tratamentos apropriados.