O QUE É A CERATOMETRIA OU TOPOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CÓRNEA?
A CERATOMETRIA ou TOPOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CÓRNEA é a medida da curvatura da face anterior da córnea através da reflexão de múltiplos anéis concêntricos de luz: os anéis de Plácido.
PARA QUE SERVE ESSE EXAME?
É um exame importante para avaliar a córnea, principalmente com relação à curvatura, acompanhamento de patologias como o ceratocone e planejamento cirúrgico de pterígio, catarata e cirurgia refrativa.
O exame baseia-se na análise da reflexão dos anéis de Plácido projetados na superfície da córnea do indivíduo examinado, onde é analisada a distância entre os anéis de Plácido refletidos e esta informação é transformada em dioptrias pelo programa do equipamento.
O resultado é um mapa colorido que será interpretado pelo médico, no qual, de forma grosseira, podemos analisar que quanto mais cores quentes (vermelho e laranja) aparecem, nestas partes do mapa, há maiores curvaturas. As cores frias (azul e violeta) às curvaturas mais planas. O verde representa a curvatura intermediária da corneana.
ORIENTAÇÃO AO PACIENTE:
- Exame para ser feito de preferência, sem dilatação e sem contato.
- Duração: 5 min
- Antes do exame: 2 a 7 dias sem lentes de contato (dependendo do tipo das lentes e orientação médica).
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.