O tratamento do estrabismo varia de acordo com o tipo de desvio. Em alguns casos é tratado com o uso de óculos, em outros com cirurgia e em alguns casos com toxina botulínica.
O tratamento cirúrgico para correção de estrabismo é baseado no restabelecimento do equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos para reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurando a visão binocular
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia para estrabismo normalmente é realizada em ambiente cirúrgico sob anestesia geral ou sob anestesia local, de acordo com a idade do paciente e o tipo de estrabismo.
A cirurgia é feita com a mudança na posição dos músculos extra-oculares que são responsáveis pela movimentação dos olhos. O acesso aos músculos, é através de abertura na conjuntiva, que é uma membrana transparente que cobre o branco (esclera) do olho. O número de músculos operados, e se um ou os dois olhos, dependem do tipo e tamanho do desvio. O fio utilizado na cirurgia geralmente é absorvível, ou seja, degradado pelo próprio organismo nas semanas seguintes ao procedimento, e por isto não é necessário a retirada dos pontos.
Quais são as indicações da cirurgia?
A cirurgia é indicada para todos os casos de desalinhamento ocular que prejudiquem a capacidade funcional ou estética do paciente.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O tempo cirúrgico depende de quantos músculos serão abordados e pode variar entre 20 minutos e 1h30. Após seu término, o paciente permanece na clínica por algumas horas em observação, mas tem alta no mesmo dia.
A recuperação é um processo individual, com média de afastamento das atividades gerais por 7 dias. A regeneração completa dos tecidos ocorre por volta de 30 dias. Geralmente a cirurgia não deixa qualquer tipo de cicatriz, uma vez que não é preciso fazer cortes na pele ou retirar o olho.
Obs: Nem todo tratamento de estrabismo é cirúrgico! Se a cirurgia for indicada, quanto mais cedo for feita, melhor a chance de a criança desenvolver visão binocular normal. Quando se trata de correção estética na criança e adulto ou cirurgia funcional no adulto, o procedimento pode ser feito em qualquer idade.