O QUE É O GLAUCOMA?
O GLAUCOMA é uma lesão definitiva no nervo óptico causada pelo aumento da pressão interna do olho. O principal perigo do GLAUCOMA é o fato dele ser uma doença silenciosa. Se não diagnosticado e tratado, pode levar à cegueira. Na maioria dos casos, o paciente não apresenta nenhum sintoma até o início da perda periférica da visão. Alguns tipos de GLAUCOMA não têm cura, mas podem ser controlados. Se o GLAUCOMA for identificado no início, o tratamento pode ser bem simples, apenas com o uso de colírios.
FATORES DE RISCO
- Idade acima de 40 anos
- Histórico familiar da doença
- Pressão intraocular elevada
- Diabetes
- Miopia
- Trauma ocular
- Uso indiscriminado de corticoides
PRESTE ATENÇÃO AOS SINTOMAS
- Dor grave e súbita em um olho
- Visão diminuída ou embaçada
- Náusea e vômito
- Olhos vermelhos
- Olhos com aparência inchada
TRATAMENTO DO GLAUCOMA COM COLÍRIOS
A forma de tratar o GLAUCOMA é diminuir a pressão intraocular para impedir que a lesão do nervo óptico aconteça. Na OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS, uma vez diagnosticada a doença, o paciente vai receber orientações médicas e solicitações de exames, que podem ser realizados aqui mesmo na clínica, com todo conforto e segurança.
O Glaucoma é controlado inicialmente com colírios sob prescrição. Se a doença passa a progredir ou se o paciente deixa de responder ao tratamento com os colírios, indica-se uma solução cirúrgica para o glaucoma.
CIRURGIA DE GLAUCOMA COM IMPLANTES DE STENTS
O Implante de iStent ® para Glaucoma representa uma revolução no tratamento cirúrgico da doença.
É uma técnica menos invasiva, que melhorou o perfil de segurança para a Cirurgia de Glaucoma, abriu mais opções cirúrgicas para pacientes interessados em um tratamento eficaz e eles passaram a não depender unicamente do uso contínuo de medicamentos prescritos.
A Cirurgia de Glaucoma com micro implantes é indicada para pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto leve a moderado ou em associação com a Cirurgia de Catarata em pacientes que necessitam de uma redução da pressão intraocular (PIO). O dispositivo também pode ser implantado em pacientes que continuam a apresentar pressão intraocular elevada após o tratamento com medicação para o glaucoma e cirurgia convencional do glaucoma.
O iStent ® é um implante minúsculo, aprovado pelo FDA e pela ANVISA. É o menor dispositivo médico conhecido no mundo a ser implantado no corpo humano. SAIBA MAIS
CIRURGIA DE GLAUCOMA A LASER
O TRATAMENTO CIRÚRGICO DO GLAUCOMA pode ser realizado com LASER em algumas situações, como a IRIDOTOMIA em casos de GLAUCOMA DE ÂNGULO ESTREITO, e a TRABECULOPLASTIA em casos de ÂNGULO ABERTO.
TRABECULECTOMIA
A principal cirurgia realizada para o TRATAMENTO DO GLAUCOMA é a TRABECULECTOMIA, que é a criação de uma fístula de drenagem do líquido intraocular para o espaço subconjuntival. Através dessa terapia, o líquido passa de dentro do olho por uma janela na esclera até uma bolsa filtrante.
As taxas de sucesso, em média, ficam ao redor de 80% ao final de um ano. Sucesso nesse caso significa conseguir manter a pressão ocular controlada adequadamente. Os resultados são baseados em médias e podem variar muito para cada paciente. Fatores como a idade, tipo de glaucoma, cirurgias prévias e os cuidados pós-operatórios influenciam muito no resultado.
A redução da PIO com a TRABECULECTOMIA geralmente é a melhor que se pode alcançar. E para manter as taxas baixas, podem ser necessárias várias intervenções no pós-operatório. A qualidade visual no pós-operatório pode ser bastante afetada, mas em geral retorna aos níveis pré-operatórios após um mês da cirurgia.
O GLAUCOMA é uma doença que não tem cura, mas o tratamento consegue estabilizar o quadro e evitar a cegueira. Tenha sempre o melhor acompanhamento com o seu médico especialista. Só ele pode indicar o tratamento correto, medicamentoso ou cirúrgico.
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.
(18) 98181-0037
(18) 3271-1110
(18) 3271-5584