QUAL A DIFERENÇA DA CIRURGIA DE PTERÍGIO FEITA COM COLA BIOLÓGICA?
O OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS possui a técnica que utiliza a cola biológica para o fechamento das feridas intra operatórias. O adesivo, chamado de cola biológica, proporciona melhor área de adesão, com melhor qualidade de cicatrização, mínima inflamação e conforto imediato ao paciente, sem a necessidade de retirada de pontos no período pós-operatório, além do resultado estético muito agradável se comparados às suturas (pontos). Além da cola diminuir o tempo cirúrgico, proporcionar mais conforto no pós operatório, eliminando tanto a colocação quanto a retirada dos pontos, e reduzir a inflamação pós operatória – melhorando muito o desconforto que os pontos normalmente causam – os trabalhos mais recentes mostram que ela pode proporcionar uma significativa diminuição da taxa de retorno do PTERÍGIO.
O QUE É O PTERÍGIO?
O PTERÍGIO é um processo degenerativo da conjuntiva que pode se estender até a córnea, causando distorção da visão e irritação crônica. Também conhecido como “carne no olho”, a maioria dos casos aparece no canto interno (nasal) e, em raras ocasiões, no lado temporal.
CAUSAS
A causa do PTERÍGIO ainda é desconhecida. A teoria mais aceita é a de que o PTERÍGIO é causado pela exposição à luz solar. Os habitantes dos climas tropicais têm maior propensão a desenvolver essa doença, assim como uma grande tendência à recidiva. Observa-se também uma tendência familiar muito importante, podendo haver uma prevalência maior de doenças nos membros da mesma família.
SINTOMAS
O paciente geralmente queixa-se de sensação de corpo estranho, ardor ocular e olho vermelho (hiperemia conjuntival). Pode haver sinais de conjuntivite crônica, espessamento da conjuntiva e sintomas de conjuntivite moderada.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através do exame biomicroscópico (exame na lâmpada de fenda) onde o seu oftalmologista irá avaliar a necessidade de tratamento clínico ou cirúrgico.
TRATAMENTO
O tratamento do PTERÍGIO pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento cirúrgico é indicado tanto por razões estéticas, quanto por diminuição da acuidade visual. A técnica que tem demonstrado os melhores resultados atualmente, pela baixa incidência de recidivas, é a EXÉRESE DO PTERÍGIO COM TRANSPLANTE LIMBO-CONJUNTIVAL. Esta mesma técnica pode ser realizada usando cola biológica, em vez de dar pontos no local.
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.