QUAL A INDICAÇÃO PARA O IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL OU ANEL DE FERRARA?
A principal indicação para o IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL ou ANEL DE FERRARA são os casos de CERATOCONE com intolerância ao uso de lentes de contato rígidas e que não tenham boa visão com os óculos. Pode ser também usado nas outras ectasias corneanas, como degeneração marginal pelúcida, ectasia pós cirurgia refrativa (ceratotomia radial, PRK, LASIK) ou ceratoglobo para a regularização da superfície corneana.
QUAIS AS VANTAGENS DO ANEL INTRAESTROMAL OU ANEL DE FERRARA?
- Reversibilidade da cirurgia por indicação médica (possibilidade de desfazê-la) ou caso haja extrusão do anel (caso o anel tenha saído da posição);
- Possibilidade de ajustar o anel, caso o resultado não tenha sido o previsto;
- Anestesia tópica, com uso de colírios;
- Ausência de desgaste da córnea ou afinamento, após o procedimento;
- Estabilidade ao longo do tempo.
POR QUE O IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL MELHORA A VISÃO DO PACIENTE COM CERATOCONE?
O IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL melhora a visão do paciente, regulariza e aplana a superfície corneana. No CERATOCONE, por termos uma superfície distorcida, os raios de luz que atingem a córnea deformada, focalizam em diferentes pontos no interior do olho e retina, causando uma visão muito embaçada. Ao regularizarmos a superfície corneana com o IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL, a luz entra de maneira mais organizada no olho e tende a atingir a retina de maneira uniforme, gerando uma imagem mais nítida para o paciente.
O ANEL INTRAESTROMAL ESTABILIZA O CERATONE?
Não, o único procedimento que atua estabilizando o ceratocone e impedindo a sua progressão é o CROSSLINKING DE CÓRNEA. Porém, o IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL pode retardar a evolução do CERATOCONE ao deixar a córnea mais firme como um todo, lentificando inclusive uma possível evolução para a necessidade de um transplante de córnea.
O IMPLANTE DO ANEL DE FERRARA É REVERSÍVEL?
Sim, o IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL pode ser desfeito, voltando a condição anterior, sem nenhum problema. Em alguns casos, pode ser inserido outro anel posteriormente para complementar o resultado, sendo a reversibilidade do procedimento uma das grandes vantagens do ANEL DE FERRARA.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DO IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL?
No pós-operatório do IMPLANTE DO ANEL INTRAESTROMAL são utilizados alguns colírios para evitar inflamação e infecção, durante o período de 15 a 30 dias. Pode haver, nos dias que sucedem o procedimento, breves sintomas como olho vermelho, sensibilidade à luz e lacrimejamento.
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.