O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PEQUENAS CIRURGIAS?
As pequenas cirurgias são CIRURGIAS DOS OLHOS mais simples e com rápida recuperação. Elas compreendem os procedimentos citados abaixo:
ABCESSO PALPEBRAL – TERÇOL E CALÁZIO
O terçol e o calázio são edemas localizados no início da pálpebra. O calázio é um processo não infeccioso e o terçol é normalmente causado por infecção. Ambos causam inicialmente hiperemia, edema e dor da pálpebra. Com o tempo, o calázio se torna um pequeno cisto endurecido no meio da pálpebra, ao passo que o terçol permanece dolorido e localizado na borda palpebral. O diagnóstico é clínico. O tratamento primário acontece com compressas quentes. Ambos tendem a melhorar espontaneamente. Caso isso não aconteça, pode ser feita drenagem no caso do terçol, ou usados corticoides intralesionais, no caso do calázio, para acelerar a resolução. Caso mesmo assim o abcesso não se abra de forma espontânea, o médico pode realizar uma incisão com um bisturi sobre a lesão.
CIRURGIA DA GLÂNDULA LACRIMAL
A obstrução das vias lacrimais é uma doença comum e os principais sintomas são o lacrimejamento excessivo, sensação de olhos constantemente úmidos (o que acaba “borrando” a visão) e infecções recorrentes da via lacrimal (dacriocistites). A dacriocistorrinostomia (DCR) ou cirurgia da glândula lacrimal é a cirurgia realizada para a desobstrução do canal lacrimal a fim de resolver estes problemas. A cirurgia de um modo geral é simples. É feita uma pequena incisão interna (não será aparente) na cavidade nasal, a partir da qual será realizada a dissecção cuidadosa da região do saco lacrimal. Após a exposição do saco lacrimal, ele é então aberto e uma fina sonda de silicone (com menos de 1 mm de espessura) é posicionada e fixada no interior da cavidade nasal. Esta sonda permanecerá no interior do nariz por cerca de quatro semanas e depois retirada, sem qualquer desconforto ao paciente.
RETIRADA DE TUMOR PALPEBRAL / CONJUNTIVAL
Como qualquer outra parte do corpo, os olhos e órbita estão sujeitos à grande variedade de tumores. Todas as pintas, novas ou crescentes, e feridas que não cicatrizam na pálpebra devem ser avaliadas para que o paciente se certifique de que não se trata de câncer. Um diagnóstico precoce e a remoção cirúrgica são fundamentais para um bom prognóstico e para evitar cirurgias reconstrutivas palpebrais mais complexas.
RETIRADA DE CORPO ESTRANHO
Corpos estranhos e abrasões são as lesões mais comuns da conjuntiva e da córnea. As técnicas de remoção de corpo estranho variam dependendo do tipo de corpo estranho:
- Corpos estranhos de superfície são removidos por irrigação e um aplicador com algodão umedecido na ponta.
- Corpos estranhos entranhados precisam ser removidos com um spud ou lanceta de oftalmologia estéril (instrumento projetado para remover corpos estranhos oculares) ou ainda uma agulha de calibre 25 ou 27, geralmente sob orientação de uma lâmpada de fenda.
- A retirada de corpos estranhos intraoculares, ou o tratamento de qualquer lesão penetrante, devem ser feitos cirurgicamente por um oftalmologista.
Para uma avaliação completa, ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO INSTITUTO DE OLHOS e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas.