A ida ao oftalmologista é extremamente importante para descobrirmos se há alguma patologia ou doença pré-existente nos nossos olhos. É com este profissional que buscamos um tratamento mais direcionado e esclarecido sobre a saúde ocular.
Nossa visão é um dos sentidos mais importantes para o nosso corpo, por isso o cuidado deve ser mais frequente desde a infância até quando ficamos mais velhos.
É ela que nós fazemos nossas tarefas básicas do dia a dia, como andar, ler, trabalhar e estudar. Com os problemas de visão, essas tarefas ficariam mais difíceis, impossibilitando a independência.
O oftalmologista não é só responsável por manutenção de grau ou receitas periódicas de óculos. Este especialista é fundamental para os cuidados da saúde das pálpebras, dos cílios e, claro, dos olhos.
Sua missão é prevenir doenças oculares, esclarecer melhor os problemas que surgirem e indicar o tratamento adequado para impedir problemas mais graves até levar à cegueira.
Além da prevenção, o médico oftalmologista é responsável por tratar infecções, inflamações e alergias que possam surgir, explicando ao paciente de forma clara e objetiva para que não ocorram mais estes problemas.
Quando devo ir a um oftalmologista?
Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada? Só no Brasil, o último Censo Demográfico identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.
Outro dado importante é que 80% dos casos poderiam ser evitados caso fossem tratados com antecedência.
Alguns sintomas percebidos podem ser sinais de que você necessita ir ao oftalmologista:
- Irritação nos olhos: Causados pela elevada quantidade de horas que passamos em frente de dispositivos eletrônicos, como o smartphone, computadores e tablets. Com a alta exposição, podemos sentir irritação, ressecamento, coceira e vermelhidão nos olhos;
- Alteração na visão: Quando alguma mancha está aparecendo no seu campo de visão, dificultando a maneira correta de enxergar. Algumas doenças são evidentes neste tipo de sintoma: descolamento de retina e glaucoma, bem como defeitos refrativos, como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
- Histórico familiar: Doenças como a diabetes e a hipertensão podem prejudicar bastante a sua visão. Elas podem ocasionar o que chamamos de retinopatia um problema que prejudica os vasos sanguíneos da retina, dificultando a captação de imagens. É durante a consulta que o oftalmologista faz uma avaliação melhor baseado em problemas já existentes na sua família;
- Cansaço visual: A poluição, o ar seco, grande parte do dia no ar condicionado e, também, a elevada exposição à luz de telas de computadores ou celulares, levam ao cansaço da vista, diminuindo a capacidade de enxergar corretamente;
- Idade: O médico oftalmologista recomenda que, a partir dos 40 anos, deve-se ir frequentemente a consultas e exames para avaliar a visão e analisar se há uma possível alteração. Se for detectado, alguns procedimentos importantes devem ser feitos para retardar o avanço destes problemas.
Outros exames são solicitados: Conheça Nossos Exames Oftalmológicos – OftalmoCastro
Quando devo fazer um check-up oftalmológico?
É ideal que o check-up seja feito nos primeiros meses de vida, quando o médico faz o teste do olhinho e já detecta se há alguma anormalidade para ser examinada e tratada de imediato. Com o passar da idade, é recomendável ir anualmente para verificar se está tudo bem.
Quando criança, na faixa dos 5 anos de idade, já é possível retornar para uma consulta preventiva e verificar se está tudo normal.
Apenas o médico oftalmologista sabe se você pode retornar mais vezes ao ano, vai depender da avaliação e dos exames realizados no check-up.
Agora, se você tem 40 anos ou mais, é de suma importância ir ao oftalmologista anualmente para verificar se há alterações na visão para evitar que se agrave nos anos seguintes. Para os idosos, as chances de desenvolver doenças oculares graves são maiores. Como o glaucoma, por exemplo. Por isso, a ida deve ser mais frequente que o costume.
Exames realizados pelo oftalmologista
Ao ir ao médico ocular, alguns exames podem ser solicitados para uma melhor avaliação. Porém, tudo vai depender da dor sentida pelo paciente para prosseguir com o exame recomendável. São eles:
- Avaliação externa: Análise feita pelo médico na região externa dos olhos, pálpebras e canais lacrimais.
- Anamnese oftalmológica: Entrevista que o médico faz ao paciente para conhecer o histórico familiar, hábitos e possíveis sintomas.
- Exame de refração: Utilizado para identificar problemas como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. São identificados erros de refração na vista que resultam nestes problemas. O médico vai conseguir definir o grau correto para os óculos ou lentes do paciente.
- Exame do fundo de olho: Este exame descobre se há doenças como glaucoma, diabetes ou hipertensão no globo ocular. O procedimento é a avaliação da retina, do disco óptico e dos vasos sanguíneos da retina.
- Tonometria: Utilizado para medir a pressão dos olhos, detectando o glaucoma e a hipotonia ocular. Serve para acompanhar a pressão dos olhos em pessoas que realizaram cirurgias intraoculares.
- Teste de acuidade visual: É feito uma análise para verificar se a pessoa enxerga contornos e formas com nitidez.
- Topografia de córnea: É feito o mapeamento topográfico do relevo da córnea, comum para diagnóstico precoce de ceratocone e em pessoas que usam lentes de contato.
Onde realizar o check-up oftalmológico?
A OftalmoCastro tem tradição e excelência no cuidado dos olhos, são mais de 40 anos atuando em Presidente Venceslau e cidades vizinhas. Temos estrutura moderna com tecnologia de ponta para diagnosticar e tratar as mais variadas patologias oculares.
Com profissionais capacitados e em constante atualização, oferecemos uma atenção personalizada aos nossos clientes, desde o agendamento até a recuperação.
Aceitamos diversos convênios, dentre eles: Unimed, Iamspe, Oeste Saúde e SulAmérica Saúde. Para ver a lista completa, clique aqui.
Agende uma consulta e agende já um check-up ocular com condições especiais, clique aqui para saber mais.