Durante o processo de envelhecimento, é natural que nossos olhos percam também a capacidade de focalizar nitidamente objetos a curta distância. Essa condição é conhecida pelo nome de presbiopia ou vista cansada.
A dificuldade para enxergar de perto em geral começa aos 40 anos e vai progredindo gradualmente, até atingir sua estabilização por volta dos 65 anos.
A vista cansada (ou presbiopia) tem uma relação direta com o envelhecimento natural, mas também pode ser provocada por doenças oculares que comprometem a visão, bem como com o abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul.
Prevenção da Presbiopia
Alguns hábitos saudáveis podem ajudar a retardar o aparecimento da PRESBIOPIA:
- Consultar um oftalmologista regularmente;
- Evitar a utilização de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
- Fazer pausas a cada 50 minutos de uso do computador;
- Ler com letras maiores;
- Passar mais tempo ao ar livre;
- Piscar várias vezes seguidas quando estiver olhando para a tela, para ajudar na lubrificação ocular, evitando o ressecamento;
- Realizar tarefas em ambientes bem iluminados;
- Usar monitores que tenham recurso antirreflexo;
- Utilizar óculos (com ou sem grau) para filtragem da luz azul. Isso impede que ela chegue à retina, evitando a fadiga ocular e as dores de cabeça.
Os sintomas mais comuns da vista cansada são:
- Dificuldades para focar objetos de perto, usar o telefone celular, ler um livro, enxergar letras pequenas;
- Dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que envolvem a visão de perto;
- Necessidade de mais luz para realizar atividades que envolvem a visão de perto;
- Necessidade de afastar os objetos para facilitar a visão.
Tratamento da Presbiopia
A presbiopia não tem cura, mas é possível corrigi-la e estabilizá-la com métodos que compensam a dificuldade em focalizar de perto. Entre eles estão as lentes de contato, os óculos de grau e as cirurgias, quando há catarata associada.
Realizando um diagnóstico precoce, é possível fazer com que o problema não afete o seu estilo de vida. Normalmente, há a necessidade de aumentar o grau dos óculos, mas aos 65 anos o quadro costuma estabilizar.
Óculos de Grau e Lentes de Contato para Presbiopia
Em geral, indicamos óculos de grau e lentes de contato para o tratamento da presbiopia. As lentes dos óculos podem ser monofocais (apenas para leitura), bifocais ou multifocais.
Já as lentes de contato podem ser multifocais ou lentes de monovisão. A técnica da monovisão é uma correção baseada no uso de lentes diferentes: uma que cria melhor visão de perto em um olho e outra que melhora a visão à distância.
Outra opção de tratamento é a realização da cirurgia. Geralmente, o procedimento é feito a laser, dependendo do caso de cada paciente e da abordagem do médico. As técnicas cirúrgicas usadas podem ser a LASIK, PRK ou Radiofrequência.
Ligue agora mesmo para a OFTALMOCASTRO – Instituto de Olhos e marque a sua consulta com um de nossos oftalmologistas!