Os exames de vistas são extremamente importantes para entender qual problema está ocorrendo com seus olhos no momento em que você solicitou a consulta. Neste artigo, vamos entender em qual momento você deve ir ao oftalmologista e quais os que geralmente são feitos por estes profissionais.
A importância no cuidado de sua visão está relacionada a sua rotina, nossos olhos são responsáveis por boa parte do dia a dia. Por isso, deve-se ficar atento para prevenir e evitar que possíveis doenças evoluam e causem a perda gradativa de um dos sentidos mais imprescindíveis para o nosso corpo.
Segundo dados do IBGE, o Brasil possui mais de 35 milhões de pessoas com algum problema de visão. A catarata, por exemplo, é a principal causa de cegueira reversível, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.
E é neste caso que entra um fator muito importante que deve ser agregado na sua vida: a ida ao oftalmologista. A ida anual ao especialista é recomendável aos jovens e adultos. Já para os que passaram dos 40 anos, a avaliação ocular deve ser mais frequente por diversos fatores.
Eles podem variar dependendo do histórico familiar ou se há algum caso de doença pré-existente que possa evoluir, a frequência de visitas é definida somente pelo médico oftalmologista.
Como é feito o exame de vista?
O exame de vista tem a função de avaliar a capacidade e a saúde de sua visão. O médico, durante a avaliação, vai fazer algumas perguntas básicas para entender os sintomas, os motivos, medicações que você toma ou se você possui algum histórico médico, seja de doenças que surgem nos familiares ou alergias a substâncias de remédios específicos.
Além disso, enquanto realiza avaliação, o oftalmologista questiona e analisa até onde sua visão está agradável para o paciente. São perguntas comuns que, com as respostas, auxiliam no diagnóstico e no tratamento da possível doença ou deficiência visual.
A partir dessas respostas, o médico oftalmologista entenderá e compreenderá quais os exames serão indicados daqui para frente. Vamos conhecer quais os exames mais comuns.
Principais exames oftalmológicos:
Teste do olhinho
Exame muito importante para os bebês. Nele, são identificados catarata, glaucoma, inflamações e tumores, como o Retinoblastoma. É feito com um aparelho chamado oftalmoscópio, onde é examinado o reflexo da retina e o cristalino de cada olho.
Caso essas doenças não sejam tratadas precocemente, podem levar à cegueira.
Avaliação externa
Feito nas consultas de rotina, onde o médico oftalmologista avalia a parte externa dos olhos, as pálpebras e os canais lacrimais. O intuito é identificar possíveis sinais que possam indicar problemas nos olhos, como inchaço, vermelhidão e alteração nos canais lacrimais.
Teste de refração
É o mais comum e o mais conhecido. Nele, é possível analisar e conferir a capacidade de enxergar e definir o grau correto para os seus óculos. O uso de colírio é necessário para a dilatação da pupila em pessoas abaixo de 35 anos de idade e, consequentemente, auxiliar em um diagnóstico mais preciso.
Teste de visão de cores
É conhecido também como Teste de Ishihara e, com este exame, pode ser diagnosticado o daltonismo ou problemas relacionados à visão de cores.
Topografia de córnea
Utilizado para medir a curvatura da córnea. Você apoia o queixo e a testa em um aparelho, olhando fixo para um ponto enquanto o equipamento realiza as medidas necessárias. Esses dados são transferidos para um computador e podem ser diagnosticados problemas de visão precocemente.
É indicado para quem vai se adaptar às lentes de contato e para pessoas que vão corrigir astigmatismo, hipermetropia, catarata e miopia. Com esse exame é possível descobrir e diagnosticar o Ceratocone, doença da córnea que precisa de tratamento adequado e precoce.
Oftalmoscopia
Chamado de exame de fundo de olho, esse exame avalia as estruturas na parte posterior do globo ocular, como retina, vasos sanguíneos e o disco óptico. O aparelho geralmente utilizado é o oftalmoscópio, mas também pode ser usado o retinógrafo digital para uma identificação e mapeamento mais preciso das estruturas oculares.
Com a oftalmoscopia, podem ser detectadas doenças tais como: Retinopatia Diabética, Retinopatia Hipertensiva, Degeneração Macular e Descolamento de Retina.
Conheça mais sobre nossos exames oftalmológicos
Antes de ir ao oftalmologista e marcar um exame, certifique-se de que está tendo alguns sintomas característicos que são comuns quando possuímos alguma patologia ocular, dentre eles:
- Sensibilidade ou irritação à luz;
- Vermelhidão nos olhos;
- Vista turva ou embaçada;
- Dor de cabeça forte ao ver luzes mais claras;
- Coceira frequente nos olhos;
- Ardência nos olhos;
- Perda de visão periférica ou da noção de espaço.
Outros fatores podem ocasionar doenças oculares, por isso é de conhecimento médico a identificação e o diagnóstico com um tratamento direcionado.
Onde fazer exame de vista?
A OftalmoCastro possui mais de 45 anos de experiência no tratamento e diagnóstico de doenças oculares, fazemos diversos exames e tratamentos para o melhor da sua saúde dos olhos. Temos uma estrutura moderna para atender você de forma humanizada e personalizada, de acordo com suas necessidades.
Além disso, nossos profissionais estão preparados e atualizados para oferecer uma atenção personalizada e confortável, desde o agendamento da visita até o tratamento. Atuamos em Presidente Venceslau-SP e região com excelência e qualidade no atendimento.
Aceitamos convênios, como Unimed, SulAmérica, IAMSPE e mais, clique aqui para ver a lista completa. Agende uma visita e cuide da sua visão como ela merece.